Programação dos 5 anos da tragédia da Kiss teve exibição de emocionante documentário na Praça Saldanha Marinho
Um dos eventos relativos aos cinco anos da tragédia da Boate Kiss em Santa Maria ocorreu na sexta-feira, dia 26 de janeiro. Na Praça Saldanha Marinho, no centro de Santa Maria, foi zrealizada a pré-estreia do documentário “Depois Daquele Dia”, da jornalista Luciane Treullieb, Irmã de João Aloísio Treulieb, que morreu no incêndio da Kiss. A praça ficou lotada para a exibição.
Com muita sensibilidade e emoção, o filme ressalta o impacto e os aprendizados pós-tragédia – para quem a sentiu de perto. Com 51 minutos de duração, ele é parte do projeto de mestrado em Periodismo Documental, que Luciane realizou na Universidad Nacional de Tres de Febrero, da Argentina.
“Este filme é uma história de amor. O amor que todos nós sentimos pelos nossos filhos”, disse Paulo Carvalho , pai de uma das 242 vítimas do incêndio da Kiss,, depois de assistir ao documentário na praça.
Veja o que Luciane escreveu em seu Facebook sobre o filme, antes da pré-estreia:
“Falar-te disso é doloroso para mim, mas calar-me também me causa muitas dores”.
Eu li essa citação pela primeira vez em 2017, em um artigo do professor Seligman-Silva, pesquisador da Unicamp que estuda memória e acontecimentos traumáticos e que veio a Santa Maria para participar dos eventos de 4 anos da Kiss. A gente já estava trabalhando no documentário, e a pergunta de ‘por que eu estava fazendo isso?’ volta e meia aparecia e ficava retumbando na minha cabeça. Esse trechinho destacado ali em cima colocou em palavras o meu ‘porquê’.
Porque foi um processo (bem) doloroso falar sobre a tragédia. Mas a partir do momento em que eu tive a ideia de fazer o filme, ficar calada e não seguir adiante também doeria- acredito que ainda mais.
E nessas minhas crises de entender os ‘porquês’, eu entendi que o ‘lugar’ de onde eu falaria, como irmã de vítima e moradora de Santa Maria, era importante, porque seria diferente das demais narrativas que já tinham sido feitas sobre a tragédia. E talvez eu fosse das poucas pessoas, nessas circunstâncias, que tinham o conhecimento sobre produção audiovisual para contar essa história dessa forma.
Pensei várias (várias!) vezes em desistir e não terminar o filme. Mas cada vez que eu participava de um evento sobre a Kiss e via os pais da Associação pedindo para serem ouvidos, pedindo para que a memória dos filhos não se perdesse, voltava aquele sentimento de ‘obrigação social’ de finalizar a obra. E no dia a dia, vendo a Joana, minha sobrinha, crescer sem a presença do pai, eu fui me dando conta de que o documentário era um pouco para ela também. E uma homenagem para ele.
Se o filme está pronto, foi só porque Santa Maria tem pessoas maravilhosas como a Neli e o Marcos, da TV OVO, que abraçaram a causa (e me abraçaram, literalmente) nesses anos de produção. E porque, a partir deles, mais pessoas foram se juntando ao projeto, que era pra ser ‘só’ parte do meu trabalho final do mestrado, mas que acabou ganhando força e qualidade (obrigada, Márcio, Carlos, Alexsandro, Rafael, Marcelo Canellas, Finish, Juliana, Maria Helena Leonardo Cineclube da Boca )
Eu acho que essa exibição aqui em Santa Maria vai ser a mais importante entre quaisquer outras que a gente vá fazer, porque o filme fala da tragédia, mas fala principalmente da cidade e de como reagimos ao que aconteceu. E a gente sabe que para cada um doeu diferente aquele 27 de janeiro.
“Depois daquele dia” traz a minha visão sobre os desdobramentos do que aconteceu, ancorada em entrevistas com moradores e especialistas que refletem sobre os impactos e aprendizados que a tragédia trouxe para eles. É um filme sobre como a vida seguiu na cidade depois de tantas mortes. É só um entre os infinitos recortes que poderiam ter sido feitos para contar essa história, e nós tentamos abordar da forma mais cuidadosa e sensível um pouco do que viemos vivendo em Santa Maria desde 2013.
Eu não queria ter feito esse filme, porque eu não queria que esse incêndio tivesse acontecido e que meu irmão tivesse morrido. Mas, como o Sergio, da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de SM, fala na entrevista que ele nos deu, as vítimas não vão voltar, mas precisamos deixar a memória registrada para tentar evitar que esse sofrimento se repita com outras famílias. Espero que o filme ajude, de alguma forma, nesse sentido.”
Veja o que Luciane escreveu após a pré-estreia:
“Obrigada a todos que foram até a Praça Saldanha Marinho na sexta e compartilharam a pré-estreia do documentário “Depois daquele dia” com a gente.
Cada abraço apertado, cada olhar afetuoso ao filme, cada ‘obrigado’ dito por um pai ou uma mãe, o abraço do meu pai e as palavras carinhosas da minha mãe após a exibição… <3
Meus amigos que vieram de longe. Meus amigos que estão sempre perto. Meus amigos que mesmo de longe se fizeram presentes- seja através de flores, mensagens, ligações ou enviando ‘representantes’ para assistirem à pré-estreia… <3
Seja de pessoas próximas ou de desconhecidos, tenho recebido tanto carinho e tantas palavras lindas que ontem brinquei que eu estava transbordando amor pelos olhos. <3
—-
Várias pessoas não puderam assistir ao filme e estão perguntando #comofaz pra ver. Na sexta-feira, realizamos a pré-estreia. Temos alguns ajustes para fazer e queremos circular o documentário em TVs, festivais, mostras e alguma plataforma on demand, por isso não vamos disponibilizá-lo online por enquanto.
Ainda não temos nada previsto, mas conforme formos conseguindo esses espaços de exibição, vamos atualizando as informações na página da TV OVO. A ideia é que o filme circule bastante e que todos possam ver.”
A produção do filme é da TV OVO, associação sem fins lucrativos que ocupa espaço importante na formação audiovisual de jovens, na produção de vídeos comunitários e de curtas-metragens e no registro da memória santa-mariense.
Confira a ficha técnica do filme:
Duração: 51 minutos
Produtora: TV OVO
Roteiro e Direção: Luciane Treulieb
Direção de Fotografia: Marcos Borba
Montagem: Neli Mombelli
Produção: Luciane Treulieb, Neli Mombelli
Desenho de Som e Trilha Sonora Original: Márcio Echeverria Gomes
Finalização de Imagem: Carlos Donaduzzi
Apoio Técnico: Finish Produtora
Informações para a Imprensa
E-mail: depoisdaqueledia@tvovo.org
Telefone e WhatsApp: (55) 98455-7779
Texto: Luiz Roese
Fotos: Luiz Roese e Erenice Gonçalves de Oliveira