Presidente da AVTSM participa de reunião do Conselho Nacional de Saúde nesta quinta-feira (5) para tratar da continuidade do cuidado à saúde das vítimas da tragédia
O presidente da Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), Sergio da Silva, vai participar do primeiro dia da 298ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS), na próxima quinta-feira (5), em Brasília (DF). Ele estará acompanhado de outros representantes do Grupo Gestor de Cuidados da Boate Kiss – formado por Centro Integrado de Atenção às Vítimas de Acidente (CIAVA), do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm); 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), do Estado; Acolhe Saúde, serviço de atenção psicossocial da prefeitura de Santa Maria; e AVTSM. A indicação para o convite foi aprovada pelo plenário do CNS, no dia 10 de agosto, em reunião realizada na Fiocruz, Rio de Janeiro.
Na ocasião, o grupo irá abordar a necessidade de renovação do termo de compromisso assinado em 2013 entre o Ministério da Saúde, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Rio Grande do Sul, o Hospital Universitário de Santa Maria e secretarias municipais de saúde de Porto Alegre e Santa Maria para o cuidado à saúde das vítimas da tragédia. O termo vence em fevereiro de 2018 e pode ser renovado para os próximos cinco anos. No entanto, até o momento, nem o Ministério da Saúde nem a SES-RS se pronunciaram a respeito.
Os conselheiros nacionais também querem ouvir sobre as experiências positivas do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir da tragédia, que já foram reconhecidas internacionalmente.
O conselheiro Fernando Pigatto, de Santa Maria, coordenador adjunto da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (1ª CNVS), abordou o tema na Conferência Livre de Vigilância em Saúde na Atenção Básica, nos dias 31 de julho e 1º de agosto. em Santa Maria, promovida pelo Conselho Municipal de Saúde como etapa preparatória para a 1ª CNVS. Também participou das discussões em Santa Maria o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Ronald Ferreira dos Santos.