Nota da AVTSM sobre manifestação do procurador-geral de Justiça do RS
26 de junho de 2017
A Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) foi informada a respeito da manifestação do procurador-geral de Justiça do RS, Fabiano Dallazen, de que pretende pedir a absolvição dos pais processados por promotores de Justiça.
Ainda temos que saber exatamente o conteúdo e o teor dos pedidos do MP/RS que serão encaminhados ao Judiciário para uma análise mais profunda.
O reconhecimento, mesmo que tardio, do absurdo processo contra pais que manifestaram seus sentimentos de injustiça (e que foram corroborados por profissionais do Direito que leram os processos) é importante para seguirmos mais fortes na busca por Justiça.
Como sempre dissemos, não se trata de caça às bruxas, mas que todos os envolvidos sejam responsabilizados, cada qual com seu grau de culpa.
Importante que seja entendido que dos quatro pais processados, uma mãe está sendo processada por um advogado particular, promotor aposentado, em Santa Maria e, portanto, ela tem que ser incluída nessa ação de não condenar qualquer pai.
Não poderemos aceitar nada diferente disso. Não se pode aceitar que qualquer pai seja processado simplesmente por pedir Justiça.
A nossa busca por justiça plena continua e sempre foi esse o nosso objetivo. Doa a quem doer.
Por último, agradecemos a todos que se manifestaram a favor dos pais. A opinião pública foi o fator mais importante desse reconhecimento. A esses que se manifestaram com o amor aos seus filhos, temos a certeza que eles serão agraciados no futuro,