Concurso de projetos arquitetônicos para memorial das vítimas da tragédia da Boate Kiss será lançado nesta sexta-feira em Santa Maria
Seminários antes do concurso terão a participação de universidades para discutir propostas para o espaço onde funcionava a casa noturna que pegou fogo em janeiro de 2013
Nesta sexta-feira, às 15h, será lançado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) um concurso público, para que arquitetos possam enviar anteprojetos como sugestão estética para o memorial das vítimas da tragédia da Boate Kiss, que será construído no espaço onde funcionava a casa noturna que sofreu um incêndio em janeiro de 2013, causando a morte de 242 pessoas. Todo o processo terá o acompanhamento e a supervisão da Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).
O lançamento do concurso será às 15h desta sexta-feira, no Itaimbé Palace Hotel (Rua Venâncio Aires, 2,741), no centro de Santa Maria. Desde quinta-feira (1º), o local é sede da primeira edição dos Encontros CAU/RS, realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).
O evento terá a participação do presidente do IAB-RS, Rafael Pavan dos Passos, e do presidente da AVTSM, Sergio da Silva. O IAB será a entidade responsável por viabilizar a realização do concurso público, pois tem experiência nos processos de abertura de um edital, termo de referência, inscrições e apresentação de propostas. Um júri selecionado e capacitado, inicialmente formado por profissionais técnicos, associação e Município, terá a responsabilidade de escolher o projeto vencedor, com a anuência da AVTSM.
Antes da abertura do concurso propriamente dito, o IAB-RS tem a intenção de aproximar as universidades da discussão sobre o memorial, por meio da promoção de seminários coordenados pelo próprio instituto.
Um grupo de trabalho, dentro da prefeitura de Santa Maria, foi criado para tratar especificamente sobre os assuntos ligados ao memorial e à desapropriação do prédio onde funcionava a boate. A intenção do prefeito Jorge Pozzobom é agilizar a desapropriação do imóvel até a metade deste ano, e a demolição do prédio e a limpeza do terreno, antes do próximo aniversário da tragédia, em 27 de janeiro de 2018.