Diretor da AVTSM tem audiência com presidente do STF nesta quinta em Brasília
A Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) informa que nesta quinta-feira (16/3), a partir das 10h15, terá uma audiência com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármem Lúcia, em Brasília (DF). A audiência foi marcada pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal (CDHM), que tem apoiado os familiares de vítimas da tragédia da Kiss na luta por Justiça e paz. A AVTSM será representada por seu diretor jurídico, Paulo Carvalho, pai de Rafael Paulo Nunes de Carvalho, que morreu aos 32 anos na tragédia da Kiss.
No pedido original, foram colocadas as solicitações dos familiares para a audiência: a lentidão do processo judicial, o arquivamento do processo em relação aos entes públicos pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP/RS), sendo que esses agentes foram apontados pela Polícia Civil, Além disso, entrará na pauta os processos movidos por promotores contra pais de vítimas da tragédia. Outro assunto a ser debatido com a presidente do STF será o apelo da AVTSM por Justiça para a Corte Interamericana de Direitos Humanos.
Agora, a AVTSM tem mais essa imoral e indecente ação da gestão anterior da procuradoria da prefeitura de Santa Maria, culpando os jovens por suas mortes por estarem embriagados. A associação entende que a população deve ser ouvida. O motivo para o pedido de audiência com Cármen Lúcia foi após ela, na sua posse, destacar que “em primeiro lugar, a população”.
A fala da ministra quanto à população, com razão, não ter confiança na ação da Justiça é, para os familiares de vítimas e a sociedade em geral, um sinal de mudanças e esperança para que tudo seja devidamente esclarecido e todos sejam julgados, cada qual com seu grau de culpa.
Foto: Arquivo Pessoal