No aniversário de quatro anos da tragédia da Boate Kiss, oportunidades para reflexões em Santa Maria
Nesta sexta-feira (27), dia do aniversário de quatro anos da tragédia da Boate Kiss, a população poderá dispor de um importante espaço de reflexão sobre os desafios que o acontecimento trágico nos coloca com relação à produção de narrativas de memória. A partir da fala de profissionais envolvidos na tragédia e de acadêmicos, esta roda de conversa abrirá o dialogo com a comunidade de Santa Maria: o que foi feito até agora e ainda falta resolver? Como a tragédia deveria ser lembrada a futuro? Todos são convidados a dialogar e trazer a sua contribuição à conversa.
O evento será realizado no Auditório da SUCV (Rua Venâncio Aires, 1.934, Centro de Santa Maria), das 9h ao meio-dia desta sexta-feira (27). A inscrição, gratuita, deve ser feita por meio de formulário AQUI.
Os convidados da roda de conversa são a advogada Tâmara Biolo Soares, coordenadora do Instituto Juntos e autora da petição à OEA que pede a responsabilização do Estado Brasileiro pela tragédia da Kiss; a psicóloga Fabiane Ângelo, do Instituto Condor, a psicóloga Maria Luiza Pacheco, do Acolhe Saúde; o professor Marcio Seligmann, da Unicamp; a jornalista Juliana Motta; e a professora da UFSM Virginia Vecchioli, doutora em Antropologia Social. Cada palestrante terá 10 minutos para seus comentários. Depois, a roda de conversa ficará aberta às contribuições de todos.
A atividade será realizada por meio de uma parceria entre AVTSM, Secretaria de Saúde de Santa Maria (Acolhe Saúde), TV OVO e UFSM.
Conversa pública “Memória, trauma e reconstrução”
Para encerrar o dia de reflexões sobre a tragédia em Santa Maria, às 19h30 de sexta-feira (27) será realizada a conversa pública “Memória, trauma e reconstrução”, com o professor, doutor em Crítica Literária, Márcio Seligmann, da Unicamp; e a doutora Rosana Dorio Bohrer, psicóloga e especialista em emergências e desastres, gestão de crise e Programas de Family Assistance. A atividade ocorre no palco da Praça Saldanha Marinho.