Vigília, orações e homenagens marcarão os 43 meses da Tragédia da Boate Kiss
Neste sábado, 27 de agosto de 2016, uma vigília dos familiares prestará homenagens às 242 vítimas da tragédia de 27 de janeiro de 2013, na Boate Kiss, em Santa Maria (RS). O ato será realizado das 9h às 17h de sábado (27/8), na tenda dos familiares, na Praça Saldanha Marinho, no Centro de Santa Maria. Às 17h, irá ocorrer o já tradicional minuto de barulho, quando a homenagem será em forma de palmas.
Durante o dia, também será realizado no local um momento de reflexão espírita sob o comando da professora aposentada Maria das Graças Py.
Todos são convidados a dar uma passada na tenda para um abraço aos familiares ou, em qualquer lugar, fazer uma oração pelas vítimas datragédia.
Até o momento, apenas quatro pessoas (dois sócios da boate e dois músicos) aguardam julgamento pelos fatos. Quatro bombeiros foram julgados e condenados, três pela Justiça Militar e um pela Justiça comum. Nenhum outro agente público foi julgado. Isso apesar de que diversos entes públicos tinham conhecimento de que a boate funcionava em desconformidade com a legislação vigente à época dos fatos e autorizaram seu funcionamento ou nada fizeram para prevenir a tragédia.
A tragédia matou diretamente 242 pessoas, em sua maioria jovens, feriu ou lesionou de forma permanente outras dezenas de pessoas, colocou em risco a vida de todos os que se encontravam no local e destruiu dezenas de famílias.
A Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) segue sua luta em busca de Justiça para o caso, cobrando autoridades municipais, estaduais e federais pela responsabilização de todos os envolvidos na tragédia da boate Kiss.
Foto: Ligiane Righi da Silva